Offline
Delegação de Cuiabá conhece Associação Amor pra Down em Balneário Camboriú
Publicado em 23/07/2025 18:51
Mato Grosso
Ulisses Lalio/Secom Cuiabá

Ulisses Lalio

 

Durante visita técnica a Balneário Camboriú, a primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris, acompanhada das secretárias municipais de Saúde, Lucia Helena, e de Assistência Social, Hélida Vilela, conheceu de perto a estrutura da Associação Amor pra Down (AAPD), referência no atendimento a pessoas com Síndrome de Down na cidade catarinense. A comitiva também contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil.

 

A Associação, que completou 25 anos de atuação e presta serviços por meio de duas unidades, em Balneário e Itajaí e atualmente atende cerca de 120 crianças e adolescentes com deficiência intelectual, em sua maioria com Síndrome de Down. A entidade é reconhecida pelas práticas integradas de reabilitação, apoio familiar e formação cidadã, com foco na autonomia e inclusão social.

 

A visita faz parte de uma série de agendas técnicas da equipe cuiabana com foco na estruturação e ampliação das políticas públicas voltadas à inclusão e ao atendimento de pessoas com deficiência. Segundo Samantha Iris, a qualificação do terceiro setor é essencial para que políticas públicas sejam efetivas e sustentáveis. “Fiquei encantada com a forma como a Associação Amor pra Down organiza sua captação de recursos e promove um serviço de qualidade. Quando o terceiro setor está preparado, ele se torna um braço forte do poder público. Assim, conseguimos construir políticas duradouras e voltadas, de fato, à comunidade”, destacou.

 

O coordenador da AAPD, Wilson Reginatto Junior, também ressaltou a importância da parceria entre instituições e o Estado. “O poder público pode e deve caminhar ao lado das entidades, qualificando a rede já existente para que os serviços ofertados se convertam em extensão das políticas públicas do município”, disse.

 

A experiência catarinense será usada como inspiração para o aprimoramento de ações em Cuiabá. A gestão avalia formas de adaptar o modelo, respeitando as realidades locais e fortalecendo os laços com organizações sociais.

Comentários